aprendacomoimportar.com.br

aprendacomoimportar.com.br

Se você quer importar roupas, perfumes, eletrônicos ou carros precisa estar atento aos procedimentos e taxas para evitar problemas. Nós reunimos as melhores informações e dicas para ajudá-lo em seu processo de importação.

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Como Importar Carros

Vamos explicar resumidamente quais os requisitos e procedimentos para que você consiga importar o carro de seus sonhos para o Brasil de maneira legal.

Comprar um carro é sempre que demanda uma boa pesquisa e empenho em especial quando a compra em questão consiste numa importação. Se você está pensando nessa possibilidade deve conferir abaixo os passos de como importar carros dos EUA.

Como Importar Carros

Para poder importar carros é necessário que a pessoa física tenha registro no Siscomex que é o sistema informatizado que realiza o controle do comércio exterior no Brasil. Essa habilitação pode ser obtida junto à Receita Federal. O interessado deverá então fazer a solicitação de uma Pro-Forma Invoice junto ao fornecedor, um rascunho da fatura comercial em que contenha todas as informações técnicas do veículo incluindo o seu preço.

Será necessário ainda obter a Licença para Uso da Configuração do Veículo (emitida pelo Ibama). Ainda será necessário emitir o Certificado de Adequação à Legislação Nacional de Trânsito (CAT) que é de responsabilidade do Denatran. Com todos os documentos reunidos o comprador deverá retornar ao Siscomex para informar todos os dados.

Importar Carros

Esse é o momento em que se deverá solicitar a Licença de Importação (LI) e efetuar o pagamento da importação por meio de um contrato de câmbio emitido por uma instituição autorizada pelo Banco Central. Quando o carro chega ao Brasil passa então pelo procedimento de desembaraço aduaneiro. Será então efetuado o registro no Siscomex da declaração de importação (DI) e serão quitadas as tarifas.

Como Importar Carros Antigos - Como Importar Carros Usados

Em geral a importação de carros usados é proibida em vários países havendo liberação para modelos que sejam considerados clássicos, antigos ou históricos bem como carros doados ou provenientes de herança. Saber como importar carros usados dos EUA é essencial para garantir que o processo aconteça da maneira correta.

No Brasil são considerados carros antigos aqueles que têm mais de 30 anos de fabricação. Contudo, somente é possível importar esse veículo se encontrar em condições de rodar, não pode fazer o desmanche do carro para trazê-lo em pedaços para o território nacional. 

aprendacomoimportar.com.br

Dicas mais acessadas